UFPA reativa auditório de Tribunal do Júri

O auditório em que funcionou o Tribunal do Júri, no campus profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, será reativado para a realização de julgamentos simulados. A novidade é fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) e o Instituto Paraense do Direito de Defesa (IPDD). O Termo de Cooperação Técnica que garantirá a recuperação e a reutilização do espaço será celebrado nesta quarta-feira, 31/05, às 15 horas, na sala da direção do ICJ.

O diretor do ICJ, José Benatti, explica que o IPDD vai doar à universidade aparelhos de refrigeração, som e iluminação, a fim de possibilitar o uso do espaço do Tribunal do Júri. O auditório, que é de responsabilidade do ICJ, estava ocioso desde que acabou a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA) que possibilitava a realização de sessões de julgamento no local. O ambiente possui bancadas para o juiz, a acusação, a defesa e os jurados, além de um auditório com cerca de 100 lugares, que passarão a ser utilizados em atividades de ensino e pesquisa, por meio de palestras e cursos teóricos e práticos, destinados aos estudantes de Direito.

"O auditório estava ocioso. O reitor Emmanuel Tourinho já assinou o Termo de Cooperação Técnica. O IPPD vai realizar dois cursos voltados ao Júri Popular, de 80 horas no total, por ano, no espaço, sendo que 20% das vagas serão destinadas gratuitamente aos alunos da graduação da UFPA. Nos demais períodos, poderá ser utilizado para atividades de ensino, júri simulado ou tribunais de opinião", explica.