Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA reativa auditório de Tribunal do Júri

O auditório em que funcionou o Tribunal do Júri, no campus profissional da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém, será reativado para a realização de julgamentos simulados. A novidade é fruto da parceria entre o Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ/UFPA) e o Instituto Paraense do Direito de Defesa (IPDD). O Termo de Cooperação Técnica que garantirá a recuperação e a reutilização do espaço será celebrado nesta quarta-feira, 31/05, às 15 horas, na sala da direção do ICJ.

O diretor do ICJ, José Benatti, explica que o IPDD vai doar à universidade aparelhos de refrigeração, som e iluminação, a fim de possibilitar o uso do espaço do Tribunal do Júri. O auditório, que é de responsabilidade do ICJ, estava ocioso desde que acabou a parceria com o Tribunal de Justiça do Estado (TJE-PA) que possibilitava a realização de sessões de julgamento no local. O ambiente possui bancadas para o juiz, a acusação, a defesa e os jurados, além de um auditório com cerca de 100 lugares, que passarão a ser utilizados em atividades de ensino e pesquisa, por meio de palestras e cursos teóricos e práticos, destinados aos estudantes de Direito. 

 "O auditório estava ocioso. O reitor Emmanuel Tourinho já assinou o Termo de Cooperação Técnica. O IPPD vai realizar dois cursos voltados ao Júri Popular, de 80 horas no total, por ano, no espaço, sendo que 20% das vagas serão destinadas gratuitamente aos alunos da graduação da UFPA. Nos demais períodos, poderá ser utilizado para atividades de ensino, júri simulado ou tribunais de opinião", explica.

Fim do conteúdo da página